Centro de Especialidades Odontológicas – CEO

 Universidade Estadual de Maringá

O Centro de Especialidades Odontológicas – CEO da Universidade Estadual de Maringá, foi criado pelo Ministério da Saúde através das portarias 1570, 1571 e 1572/2004, hoje coordenado pelo Coordenador Geral da Clínica Odontológica, Prof. Dr. Ângelo José Pavan.

 O Ministério da Saúde através da Coordenação Nacional de Saúde Bucal entregou oficialmente em 21 de março de 2005 o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Programa Brasil Sorridente, e irá oferecer à população tratamentos de periodontia (gengivas); endodontia (canal); cirurgia oral; diagnóstico bucal e atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais. A unidade entregue é classificada como CEO tipo II e possui cinco cadeiras odontológicas para atendimento à população. O CEO de Pombal irá funcionar das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

 Para integrar o Brasil Sorridente, cada centro de especialidades oferece à população cirurgia oral, atendimento a pessoas com necessidades especiais, tratamento de canal (endodontia) e de doenças da gengiva (periodontia). No Brasil, menos de 22% da população adulta e menos de 8% dos idosos apresentam as gengivas sadias. Os dados são do SB Brasil; o mais completo levantamento sobre saúde bucal, concluído em 2003.

Os CEOs também oferecem diagnóstico oral, com ênfase na identificação do câncer de boca. A doença pode ser tratada com sucesso, mas em 65% dos casos é identificada já em fases mais avançadas. A cada ano, cerca de 3 mil pessoas morrem no Brasil por câncer de boca. No país, 30 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista.

Até o lançamento do Brasil Sorridente, em março de 2004, apenas 3,3% dos atendimentos odontológicos feitos no Sistema Único de Saúde (SUS) correspondiam a tratamentos especializados.